Ministério de Missões

O DEUS QUE SE COMUNICA

Foi tentando expandir a capacidade do ser humano se comunicar que, em 10 de março de 1876, há exatos 143 anos, Alexander Graham Bell testava um modelo de telefone no sótão de sua casa. Entre este e outro cômodo, havia uma conexão telefônica. Enquanto Graham Bell trabalhava no invento, acidentalmente, derrubou ácido corrosivo, que caiu sobre a mesa e em suas roupas. Então ele gritou: “Sr. Watson, preciso do senhor!” Watson ouviu a mensagem pelo aparelho e foi até ele. Graham Bell havia inventado o telefone.

A comunicação é um processo que envolve um emissor, um receptor e uma mensagem, e vai além da troca de informação. Nesse desejo de se comunicar, também no contexto da espiritualidade, o ser humano se utilizou da religião, palavra oriunda do latim que significa religação. Essa religação se refere à tentativa pessoal ou coletiva em reestabelecer o processo de comunicação com o divino.

Contudo, o autor da carta aos Hebreus (1:1-2), nos mostra que o pioneirismo neste processo de se comunicar e fazer o ser humano compreender o quanto estava distante do seu Criador, foi do verdadeiro e único Deus: “havendo Deus antigamente falado”. O Autor demonstra que Deus fala e se relaciona. Ele buscou e busca o ser humano (Lucas 19:10) para que este escute a Sua voz e volte aos Seus caminhos através de uma mensagem de luz e esperança. O texto conta também que Deus
falou “ muitas vezes”. Isso prova que Deus foi intenso na comunicação para que não houvesse dúvidas quanto a esse amoroso desejo de religar-se ao ser humano, coroa da Sua criação (Salmo 8:5). No continuar do texto, notar-se-á também que Deus foi criativo na transmissão da Sua mensagem. Ele falou “… de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Em Seu sentimento de retomar o diálogo, Deus usou vários recursos e pessoas, e com muita criatividade alcançou Sua amada criatura.

Entretanto, diante das diversas recusas e profunda incapacidade de aceitação da Sua mensagem, não pela falta de clareza, mas pela dureza dos corações (Hebreus 3:7), o escritor da laureada epístola, confirma que o Senhor “… falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas”. Sim! Foi através do próprio Cristo que a mensagem do amor de Deus ganhou a sua mais potente propagação e caráter salvador, regenerador e justificador. Coube ao Senhor Jesus, o único mediador entre Deus e os homens (Atos 4:12), comunicar que morreria e ressuscitaria, vencendo a morte, executando o plano do Pai e garantindo a todos que o recebessem o poder de se tornarem filhos de Deus (João 1:12) e co- herdeiros com Cristo (Romanos 8:16).

Pr Jair Sousa Pereira

Related Images:

Localização